quarta-feira, 23 de junho de 2010

Resumo do Texto:Das salas de aula ao ambiente virtual de aprendizagem de Vani Moreira Kenski

Este artigo é sobre o uso das tecnológias em situação de ensino,presenciais e a distância,onde reflete e aborda as principais alterações em cima das mudanças ocorridas ,reforçando a importância do planejamento pedágogico adequado para o uso dessas ferramentas em atividades presenciais e a distância.
O texto enfatiza que o professor precisa ter conciência de que sua ação profissional compete não ser substituida pela tecnológia,mas sim ter uma grande ampliação no seu campo de atuação.
Sabe-se que desde que tecnológia de comunicação e informações surgiram aconteceram várias mudanças nas maneiras de ensinar e aprender,pois o professor e o aluno estão rodeado de diversa mídias e informações que ajudam no avançodos conhecimentos e na aprendizagem:(filmes,rádios,televisão,atividades em computadores e na internet).Por isso é impossivel pensar que este espaço de aprendizagem só acontecerá na escola,na sala de aula,a maoria das veses acontecem fora desse ambiente,as veses individualmente e as veses em grupo como tarefa domiciliares.
Vale ressaltar que independente da informação que se trabalhe é necessário ter um bom planejamento e pensar a que tipos de turma,que tipo de conteúdos e objetivos quer se quer alcançar fazendo com que eles se envolvem em debates,conversas e atividades comunicativas ,refletindo sobre o mesmo,fazendo-os preparados para uma sistematização.
Quando nós assistimos uma aula através do computador,o objetivo fundamental é a transmissão de informações e por isso essa competências nem sempre são alcançadas,pois o uso contínuo e isolado da mídia vai cansando e os alunos logo se desanimem.E é por isso que a educação deve se preocupar,pois é preciso que os alunos ganhem autonomia em relação ás proprias aprendizagens,onde consigam administrar os seus tempos de estudos,selecionando os conteúdos que mais lhe interessam,participando mais das atividades independente do horario e o local que estão.É necessário que organizam novas experiências educacionasi em que as tecnológias possam ser usadas em processos cooperativos de aprendizagem,valorizando o diálogo e a participação permanente dos envolvidos tendo o ensino delimitado,fazendo que toda dinâmica da aula se torna prazerosa criando novos vínculos entre os participantes.
E um dos conceitos apresentado por Moore:"distância transacional",é que havendo mais comunicação entre os alunos e professores,a distância entre eles será menor,independente da distância física.Outro fator é a influencia a distância trascional do material de ensino,ou melhor a aprendizagem so será significativa quanto maior for ograu de interação e comunicação entre os participantes no proceso,vovas técnicas e tecnológias vêm sendo desenvolvidas visando obter o máximo de aproximação nas atividades reslizadas a distância,no ciberespaço.

Esse avanço pode ser tanto para o curso a distância como presencial,segundo RomeroTori que destaca:

  • A substituição de aulas expositivas,com grandes números de alunos,por material interativo on-line,complementado por aula presenciais,com maior carga horária e pequeno número de alunos,destinadas a atividades que envolvem discussões,esclarecimentos de dúvidas,dinâmicas e de grupos e orientações;
  • Gravações em vídeos de aula magnas,sincronização com os respectivos slides de apresentações e disponibilização aos alunos,via vídeo estreamiing
  • Criação de f´runs de discussões por séries,por áreas,por disciplinas e por projetos
  • Oferecimento de monitoria,on-line aos alunos e laboratórios virtuais que pqemitem a realização de experiências preparatórias,reduzindo-se o tempo necessário para experimentação em laborat´rios reais,o
  • Apoio a projetos colaborativos ,mesmo que realizados em sala de aula,por meio de recursos virtuais
  • Oferecimento aos alunos de conta para cesso,via internet,a :área de disco virtual,conteúdos e laboratórios virtuias,fóruns de discussão,biblioteca virtual e outros recursos de apoio.

O que se concluiu ,é que com o uso frequente desses procedimentos,a aula se expande e incorpora novos ambientes e processos por meio dos quais a interação comunicativa e a relação ensino-aprendizagem se fortalecem.

Diante te tudo isso,vale resaltar que o ambiente das escolas sofreram alterações nos últimos anos na medida em que abrem para o uso mais intenso das técnológias digitais.Primeiramente era vistos com modismo e desconfiança e os computadores eram poucos usados na sala de aula,eram mais usados em atividades experimentais.Mas sob pressão social foi mudando essa concepção,e as escolas acabaram inserindo "o laboratório de informática"para atrair os alunos e gradualmente foi visto de maneira diferenciada.Com a internet,a interatividade ,acesso irrestrito a bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo e a possibilidade de comunicação entre usuarios,transformando em uma forma de ensino,e assim acabaram pescebendo a riqueza de uma simples máquina,podendo lhes proporcionar o desenvolvimento do raciocinio,conceitos específicos,novos programas (softwares) e alem disso capacitação para os professores preparando para o uso de programas comercias,principalmente os de microsft,powerpont,paintbrush .

Após vieram outra novidades como os chamados periféricos que são os cds,dvds,programas interativos,enciclopédias imagens e sons.Também veio novos programas para axiliar nas pesquisas e realizar ulguns trabalhos diferentes.O chamado professor de "informática educativa" já começava ter outras demandas para a realização de projetos interdisciplinares e começaram a peceber que o professor dessa nova área terá que ter formação específica para o uso pedagogico do computador em atividades de ensino,porque essa tecnológia acbou dando um grande salto,onde agora o professor e o aluno são contatados via email em qualquer lugar que esteja,acesso a chats,fóruns acontecem cada vez mais e as aula criam mais vida.

Mas vale resaltar,que independente do ambiente que estiver presenciais e distância ,o professor eo aluno precisam analisar situações inesperadas e complexas vindas das diferentes áreas do conhecimento.Precisam ir aém do uso da mémoria,do raciocínio e da previsibilidade das teorias clássicas e utilizar suas capacidades criativas e outros tipos de racionalidade.

Diante de tudo isso fica uma pergunta no ar:

  • Qual seria a função da educação escolar nesta nova sociedade?
  • Como garantir a autonomia do aluno de forma que ele possa "aprender a prender" e lhe permita,no futuro,"pensare e programar a sua própria reciclagem?
  • Aescola vai continuar a ser a instituição social fundamental para a formação pessoal,social e cultural das novas gerações?

Seriam questões pra se pensar e resolver,pois o fundamento de tudo isso se dá ,pela construção do conhecimento e na definição das identidades socias e individuais.Pois sabemos que a tecnológia são oportunidade que as escolas tem para impulsionar a educação de acordo com as necessidades socias de cada época.,onde exigem transformações não apenas das teorias educacionais,mas na própria ação educativa e na forma como a própria escola e toda sociedade percebe a sua função na atualidade.Mas é claro que os professores não serão substituidos pelos computadores,mas é necessário uma boa qualificação,criando novas oportunidades educacionais.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA M.Elizabeth B."Educação a distância na internet:abordagens e contribuição dos ambientes digitais de aprendizagens"in Educação e pesquisa.v.29 n.2.São Paulo,FE/UP,jul-dez 2003.

ARAUJO FRANCO.M.CORDEIRO,Luciana M.e CASTILHO,Renata A.F."O ambiente virtual de apredizagem e suas incorporação na Unicamp"in Educação e Pesquisa,v.29 n.São Paulo,FE/USP,jul-dez 2003.

PONTE,João P. Tecnológia de informação e comunicação na formação de professores:Que desafios?in:http:/www.campus-dei.org/revista/rie24a03.(25/02/04)

TORI,ROMERO.A distância que aproxima"in Revista Brasileira da aprendizagem aberta e a distância.in:http/www.abed,org.br/publique/cg/cgilua/exe/

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