quarta-feira, 23 de junho de 2010

RESUMO DO TEXTO:A Utilização de recursos Tecnológicos na Educação Infantil de Simone Carla Bozzeto e Sônia Marise Carvalho(orientadora)

Este artigo reflete sobre a utilização tecnológicos na Educação Infantil e a sua contribuição na aprendizagem de conteúdos,no qual foram entrevistadas 5 professores dessa área para analisar melhor os problemas da utilização de tecnológia na educaçao.

Acreditava-se que utilização de recursos tecnológicos na escola é uma preocupação constante de alguns profissionais da área de educação,ja que os equipamentos são aliados valiosos no processo de ensino aprendizagem,desde que sejam conscientemente incorporados ao projeto pedágogicos.Mas um dos grandes desafios para os educadores é o de escolherem entre tantos recursos disponiveis,aqueles que melhor se ajustam aos seus propósitos educacionais.

Sabemos que estamos diante das exigências do mercado de trabalho e por nossa sociedade do conhecimento,onde se faz necessário que os jovens deixam o ensino médio com um conhecimento básico sobre a estrutura e o funcionamento das maquinás mais comuns e sem esse conhecimento não é possivel controlar o uso das mesmas,criticando-as e colocando-as a seu serviço.E se falando de computadores devem se levar em conta que eles penetraram em todas as atividades humanas,pois substituiram uma parte do nosso pensamento.Devido a esse uso universal,é necessário ensinar tanto o que eles são como a usá-los ou seja mostrando os beneficios e os maleficios que podem trazer para a sociedade,já que os computadores exigem um tipo de pensamento e linguagns formais,matemáticos.Através dessa síntese pode se formular uma questão:Quando crianças ou jovens devem começar e exercer esse tipo de pensamento e linguagem?

Segunda a autora Simone Bozzetto,analisa a pesquisa em cima do chamado "Pedagogia Waldorf", deRudolf Steiner onde se definia-se pela evolução de cada ser humano que poderia ser dividido por setênios(7anos):

  1. A criança é extremamente aberta ao ambiente e está individualizando seu querer e espera um ambiente essencialmente bom;a educação deve se basear-se exclusivamente no contato com a realidade,na imitação,na fantasia e no ritmo.E na questão da Escola deveria ter um jardim de infãncia,onde a criança deveria ser tratada como uma plantinha :o local deve prestar-se ao brincar e ao aprender fazendo,envolvendo coordenação motora,socialização,tudo isso em um ambiente mais natural possível.Deve-se ter uma professora-mãe
  2. A criança entra na idade escolar(6anos e meio a 7anos e meio) para sim aprender a ler;troca de dente é um sinal externo dessa mutação.Também neste período a criança controla sua vontade e passa a individualizar seus sentimentos e espera encontrar um mundo belo.E na questão Escolar deveriam se pensar neste fato,sendo toda imbutida de estética artistica,onde até a matemática poderia ser ensinada como algo capaz de despertar a imaginção e o professor deve ser generalista ou seja um professor restringista fazendo com que os alunos descrevam os fenômenos;
  3. A época do ensino médio(colegiado)e do ingresso da universidade,face caracterizado pela puberdade onde os jovens passam a individualizar seus pensamentos,procurando um mundo verdadeiro.O ensino é voltado mais para o abstrato,eventualmente desligado por completo e da realidade,buscando se assim a compreensão dos fenômenos e tentar explicar os conceitos modelando-os matematicamente.Também é o início da responsabilidade civil.O professor neste período devem ser especialistas.

Na verdade tudo isso acima ,simplifica em um único significado pela Pedagogia Waldorf,que os computadores não deveriam ser usados de forma alguma antes do colegiado ou seja antes do terceiro stênio,devido as máquinas matemáticas forçarem o raciocínio puramente abstrato e matemático como emprego de linguagens formais.

Diante desta convicção o engenheiro professor titular de ciência da informatica Valdemar Setzer diz que o uso do computador na educação pode estimular as crianças e jovens e um raciocínio puramente abstrato precocemente,pois o computador pode formar o pensamento lógico (simbolico,algaritimo) e isso seria indispensável para uma criança antes dos 16 anos.Pois na verdade se espera que uma criança pense de maneira qualitativa do que formal e quantitativa como o computador exige ,atropelando o pensamento qualitativo intuitivo.

Frente a essa situação,a instituição escolar enfreta o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias da informação como conteúdos de ensino,mas também desenvolver ,elaborar e avaliar práticas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.


E foi através do estudo que concluiram que os professores consideravam a tecnológia na educação uma ótima ferramenta para eriquecer aulas,bem como para desenvolver habilidades e quando usado com determinados formas de aprendizagens ou seja, que amplia o conhecimento,amplia os poderes intelectuias,a capacidade de saber organizar ,armazenar,analisar,relacionar,interagir,aplicar e transmitir informações.Mas temos que ter mais cuidado porque nem sempre todas as tecnológias enventadas pelo homem são relevantes para a educação,onde cabe citar que o computador se tornou um ponto de convergência de todas as tecnológias mais recentes .E hoje em dia seria dificil trabalhar na área da educação sem essa ferramenta e que tudo em dica as escolas da rede acabará adaptando essa categoria e trazerá muitas mudanças na postura dos professores e no seu trabalho.Onde caberá tanto o aluno /professor caminharem juntos nesta nova relaçãobuscando,errando e aprendendo.Cabendo agora ao professor não ser mais o dono da verdade,mas sim o interlocutor privilegiado que questiona , provoca reflexão e preparado para desenvolver competências tais como:

  • Estar aberto a aprender a aprender
  • Aturar a partir de temas emergentes no contexto e de interesse dos alunos
  • Promover o desenvolvimento de projetos cooperativos
  • Assumir atitudes de investigador do conhecimento e da aprendizagem do aluno
  • Propiciar a reflexão,a depuração e o pensar sobre o pensar
  • Dominar recursos tecnológicos
  • Identificar as potencialidades de aplicação destes recursos na prática pedagogica
  • Desenvolver um processo de reflexão na prática e sobre a prática,reelaborando continuidade teorias que orientem sua atividade de mediação.

Esses novos caminhos revelam uma ruptura com práticas tradicionais e avançam em direção a uma ação interdisciplinar voltada para a aprendizagem do aluno,não só como potencial cognitivo ,mas também como os fatores afetivos e sociais.

Segundo as idéias de Moran(1991)"Educar é estar mais atento ás possibilidades do que aos limites.Estimular o desejo de aprender,de ampliar as formas de perceber,de sentir,de copreender,de comunicar-se.Apoiar o estado de perceber e sentir,de compreender e comunicar-se.Apoiar o estado de prontidão para aprender dentro e fora da escola,em espaços do nosso cotidiano,em todas as dimensões da vida.Estar atento a tudo,relacionando tudo,integrando tudo.Conectar sempre o ensino com pessoa do aluno,com a vida do aluno,com a sua experiência".

"Educar é procurar chegar ao aluno por caminhos possíveis pela experiência,pela imagem,pelo som,pela representação(dramatização,simulações),pela multimídia.É partir de onde o aluno está,ajudando-o a ir do concreto para o abstrato,do imediato para o contexto,do vivencial para o intelectulal,integrando o sensorial,o emocional e o racional".(p.146)

Emfim,á contribuição das tecnológias para aprendizagem,o levantamento efetuado mostra que essa contribuição é mais eficaz quando há monitoriamento do professor diante das atividades dos alunos e quando são utilizadas as ferramentas para auxiliar as aulas,promovendo estímulos ,interações sociais ou seja beneficios que ativam e estimulam varios sentidos ao mesmo tempo.E por parte da Escola cabe á ela se atualizar e se informar diante dos avanços ,acompanhar as mudanças dos equipamentos e programas que estão sendo lançados no mercado,bem como,capacitar os professores para que estejam em primeiro lugar informados e aptos as novidades tecnológocas.Cabendo a ele também utilizar as tecnológias oferecidas pela escola e dessa forma as usufruir o máximo em beneficio da aprendizagem do aluno.

REFERÊNCIAS

DEMO.P.Educar pela pesquisa.Campinas:Autores Associados.1996.

FRÓES,J.A tecnológia na vida cotidiana:importância e volução sócio-histórico.Rio de janeiro:1994.

LEVY.P.As tecnológias da inteligência:o futuro do pensamento ne era da informática.Trad.De Carlos Irineu da Costa.Rio de janeiro:Ed.34.1993

MORAN,José Manuel.Como ver televisão.Leitura crítica dos meios de comunicação.São Paulo:Edição Paulinas,1991.

PONTES,Elício.Os meios de comunicação na formação do educador.in Caderno Linhas críticas.no2.FE-UNB,pp7-13,1996

SITES:

http:/www.edutecnet.com.br/textos/alia/PROINF/prf-txtie04.htm

http:/www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm

http:/www.ime.usp.br/-vwstzer/

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