quinta-feira, 15 de abril de 2010

A era digital!!! Será que pega?

Com as tecnologias digitais chegando aos diversos ambientes socias reais e em especial nas escolas,multiplicam -se as oportunidades de aprendizes lidarem com as informações disponivel na grande rede.E cabe a eles buscar por si mesmo complementar sua formação,pois aprender mais do que a escola oferece é preciso,e,para isso,o aprendiz deve familizar-se com os dispositivos digitais mas devendo ter o cuidado que nem tudo que se diz ou ensina tem uma versão verdadeira.
Ai que entra a questão da criatividade,sem dúvida hoje o aprendiz precisa ser criativo,pois são muitas as exigências,problemas e poucas as soluções prontas á espera do aprendiz.E ele tem que se virar com poucas ferramentas e muita imaginação´,invensão,capacidade para pensar e agir com autonomia e osadia,criticidade(ser crítico)alé de competência para saber equilibrar as dimensões sociais,efetivas e profissionais.
Outra questão a ser ressaltada é que muitas pessoas começaram a imaginar que os computadores nas escolas poderiam ensinar os conteúdos aos alunos,e,em alguns casos,até substituir a figura do professor.Pois o computador foi visto como a grande solução para quase todos os problemas de aprendizagem,fazendo fluir dúvidas de gestores da políticas públicas de educação que consistia em decidir se deveriam implamentar a informatica na educação para automatizar o ensino ou para preparar o aluno para domar o computador.
Para o autor VALENTE1999,p17: O grande desafio da entrada da informática nas escolas brasileiras era a 'mudança da abordagem educacional:transformar uma educação centrada no ensino,na transmissão da informação,para um a educação em que o aluno pudesse realizar atividades por intermédio do computador e,assim,aprender."
Para isso,o autor defende a adoção de mudanças educacionais,tais como:
*na organização da escola
*na dinâmica da sala de aula
*no perfil do professor
*na relação dos sujeitos com o conhecimento
E ainda o autor acrecenta que a nova geração,que cresce com acesso a vídeo- game,computador,telefone celular,maquina fotográfica digital,mp3 player começam a apresentar modos de pensar e de se comportar que os fazem adquirir um conjunto de característica e práticas sociais,afetivas e intelectuais bem diferentes e certamente desafiadoras para os pais,professores.
E essa mudança pedagógica ,a qual a escola deve empreender com o suporte das novas tecnologias,implica a criação de ambientes virtuais de aprendizagens que possibilitam a reconstrução do conhecimento e evitam o instrucionismo mecanizado.Cabendo o professor a refletir sobre as questoões mais relevantes de um certo conteúdo a ser trabalhado,escolher os recursos didáticos em função dos estilos cognitivos dos aprendizes,
analisar críticamente as vantagens e desvantagens de cada ferramenta pedagógica disponibilizadas pelas TIC(tecnologias de informações e comunicação) e imaginar formas contextualizadas e criativas de trabalhar os conteúdos com a turma.

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